No próximo dia 27 de julho, é comemorado anualmente o “DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO”. A data é símbolo da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho.
As estatísticas da Previdência Social, que registram os acidentes e doenças decorrentes do trabalho, revelam uma enorme quantidade de pessoas prematuramente mortas ou incapacitadas para o trabalho. Os trabalhadores que sobrevivem a esses infortúnios são também atingidos por danos que se materializam em: sofrimento físico e mental; cirurgias e remédios; próteses e assistência médica; fisioterapia e assistência psicológica; dependência de terceiros para acompanhamento e locomoção; diminuição do poder aquisitivo; desamparo à família; estigmatização do acidentado; desemprego; marginalização; depressão e traumas.
Grande parte destes acidentes são causados pela falta de atenção, e também pelo não uso de equipamentos adequados às atividades que exercem. Sendo assim, aqui vão algumas dicas para evitar que você necessite ficar afastado de sua função, afinal, prevenir é o melhor remédio.
Seguem abaixo 18 passos fundamentais para prevenirmos os acidentes de trabalho:
- Evite se distrair durante suas atividades, mantenha a atenção! Assim, será bem difícil que aconteça algo com você.
- Horário de descontrair é durante as horas de folga. Lugar de trabalhar é lugar de trabalhar!
- Já ouviu falar em “a pressa é inimiga da perfeição”? Pois é, procure fazer suas atividades com antecedência. Seu trabalho com certeza terá mais qualidade e será mais seguro para você.
- Tem alguma dúvida em relação a algum serviço? Melhor perguntar a seu supervisor qual é a melhor forma de realiza-lo para evitar que algo saia errado!
- Ao perceber que a máquina ou equipamento que opera está com algum problema ou apresentando falhas, comunique imediatamente a seu supervisor. Lembre-se que operar máquinas que não estejam em perfeito funcionamento são um grande risco para sua segurança.
- Evite fumar em locais proibidos, principalmente se houver risco de explosão ou tenha produtos inflamáveis por perto ou no local. Além disso, cigarro faz mal à saúde, de modo geral.
- Não dê uma de inventor, improvisando ferramentas. Se as suas estiverem em más condições, a empresa é responsável peça manutenção e troca delas. Comunique os responsáveis.
- Tem um novo colega em seu setor? Seja cordial e avise-o dos perigos ali no ambiente do qual vocês fazem parte. Assim como você, ele tem uma família e a vida dele é tão importante quanto a sua!
- Caso aconteça algum acidente de trabalho, chame um profissional que entenda de verdade de como cuidar de você ou de seu colega. Sempre vão aparecer os “sabe tudo”, mas é importante lembrar que muitas vezes, uma atitude errada pode causar danos irreversíveis à saúde.
- Não é eletricista? Não se meta a fazer trabalhos ligados a essa função. Além de poder causar danos na rede, corre o risco de levar um choque e sofrer consequências mais sérias.
- Máquinas não pensam, apenas executam funções coordenadas por você. Cuide delas, mas principalmente de sua segurança.
- Respeite as ordens de seu chefe ou mestre.
- Procure conhecer as normas e regras de segurança do ambiente em que você trabalha.
- Anéis, pulseiras, brincos, correntes, gravatas e demais acessórios não fazem parte do seu uniforme. Evite usar enquanto estiver trabalhando, pois evitará levar broncas e também trabalhará com mais segurança. Deixe os acessórios para o momento em que não estiver trabalhando.
- A máquina estragou? Pare ela para realizar consertos ou lubrifica-las.
- É muito importante aprender como se usam os extintores e dispositivos de combate a incêndio. Nunca se sabe quando vai precisar e para isso é extremamente importante saber como funcionam.
- Por mais que alguns equipamentos de proteção sejam incômodos e não muito bonitos, eles são indispensáveis! Adquira o hábito de trabalhar protegido sempre.
- Suas mãos levam o sustento para sua família. Evite expô-las a perigos e as proteja sempre com luvas adequadas à sua atividade.
A incorporação das boas práticas de gestão de saúde e segurança no trabalho no âmbito das empresas contribui para a proteção contra os riscos presentes no ambiente de trabalho, prevenindo e reduzindo acidentes e doenças e diminuindo consideravelmente os custos. Além de diminuir os custos e prejuízos, torna a empresa mais competitiva, auxiliando na sensibilização de todos para o desenvolvimento de uma consciência coletiva de respeito à integridade física dos trabalhadores e melhoria contínua dos ambientes de trabalho.
Seguindo esses passos estaremos protegendo o bem mais importante ao trabalhador, sua saúde e integridade física!